quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Processo de compostagem (2)

A compostagem é um processo simples de transformação que necessita basicamente de uma câmara fechada, posicionada de forma a receber o sol durante pelo menos uma parte do dia, ventilação adequada e a possibilidade de acessar a parte inferior para a coleta do composto.
Existem dois processos distintos de compostagem: o anaeróbico e o aeróbico. No processo anaeróbico atuam as bactérias que não suportam o oxigênio. As bactérias anaeróbicas processam o composto em baixas temperaturas, gerando uma grande quantidade de odores e maior tempo de processo.
Na decomposição aeróbica, a mais vantajosa para decomposição do lixo doméstico, as bactérias necessitam de aeração, o processo é acelerado e há forte geração de calor, que pode chegar a 70°C. A geração de calor é benéfica ainda para a eliminação de organismos patogênicos como as salmonelas e estreptococos que não sobrevivem muito tempo em temperaturas acima de 55°.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Seguidores

REDE DE INFORMAÇÃO EM SUSTENTABILIDADE

arquitetura / sustentabilidade / ecologia / bioarquitetura / sistemas sustentáveis /energias renováveis / arquitetura bioclimática / compostagem / águas pluviais / recarga do aquífero / horta orgânica / educação ambiental / alimento orgânico / engenharia / casa autônoma / rainwater / greywater / architecture / bioclimatic architecture / compost / sustainability / horticulture / organic / energy /