segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Processo de compostagem (1)

A solução dos problemas ligados à questão do lixo urbano das grandes cidades tem sido abordada, tradicionalmente, a partir de iniciativas de gerenciamento da coleta, separação e processamento nas grandes usinas e lixões.
No entanto, existe outra importante opção de solução que é o aproveitamento do lixo orgânico no próprio local da coleta com a fabricação de adubo pelo processo de compostagem.
A compostagem é a transformação da matéria a partir da decomposição do orgânico executada por bactérias aeróbicas ou anaeróbicas.
A compostagem local traz dois grandes benefícios: o primeiro refere-se ao retorno financeiro que o composto orgânico pode trazer. Dependendo de suas características e concentração de micronutrientes, um composto pode chegar a cerca de R$ 0,80 por quilo. Pequenas composteiras de 200 litros podem fornecer um retorno do investimento que começa com 6 meses. O segundo benefício refere-se à redução da concentração de orgânicos no lixo urbano, propiciando em curto prazo, as facilidades na separação e a médio e longo prazo, redução no transporte e investimentos em tratamento.

Saiba mais em:
http://bibliotecadasustentabilidade.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Seguidores

REDE DE INFORMAÇÃO EM SUSTENTABILIDADE

arquitetura / sustentabilidade / ecologia / bioarquitetura / sistemas sustentáveis /energias renováveis / arquitetura bioclimática / compostagem / águas pluviais / recarga do aquífero / horta orgânica / educação ambiental / alimento orgânico / engenharia / casa autônoma / rainwater / greywater / architecture / bioclimatic architecture / compost / sustainability / horticulture / organic / energy /