quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Composteira de manilha





Esta composteira foi a primeira que construímos. Consiste de 2 ou 3 manilhas de concreto de 60 cm de diâmetro empilhadas na vertical. A tampa pode ser feita com concreto e vidro como na foto ou utilizar uma tampa de lixeira plástica. O fundo é de cimento e deve ter o formato cônico de forma a permitir a colocação de um tubo para a drenagem do chorume. Na primeira manilha de baixo, deve-se fazer uma abertura com uma porta feita de chapa zincada para a retirada do composto. Por fim, uma ventilação feita com tubo de PVC.


Futuramente, publicaremos um guia de construção passa a passo para este modelo de composteira orgânica. Este será outro PRODUTO DE TECNOLOGIA LIVRE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Seguidores

REDE DE INFORMAÇÃO EM SUSTENTABILIDADE

arquitetura / sustentabilidade / ecologia / bioarquitetura / sistemas sustentáveis /energias renováveis / arquitetura bioclimática / compostagem / águas pluviais / recarga do aquífero / horta orgânica / educação ambiental / alimento orgânico / engenharia / casa autônoma / rainwater / greywater / architecture / bioclimatic architecture / compost / sustainability / horticulture / organic / energy /